quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Biologia - Profª Michele

 

 

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Biologia

SÉRIE: 3º EM

PROFESSOR: Michele

CONTEÚDO: Reprodução nos diferentes grupos vegetais/ Diversidade da vida e especificidades dos seres

HORAS/AULA: 2h/a

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/07/2020

DATA DE ENTREGA: 31/07/2020

OBJETIVO DA AULA:

·         Comparar os diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições evolutivas e associar as suas características morfofuncionais aos diferentes habitats por eles ocupados.

·         Reconhecer as principais características do desenvolvimento das angiospermas.

·         Identificar e reconhecer as características gerais e os padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes filos do reino animal.

 

JUSTIFICATIVA:

·         Desenvolver o olhar de análise a experimento e compreender os processos reprodutivos dos vegetais.

·         Indicar os tipos de reprodução e os sistemas presentes e ausentes nos seres vivos.

 

Roteiro da SEI (Semana Intensiva de Estudo)

1.    (UFT) A classificação dos seres vivos baseia-se em princípios evolutivos, sendo que os grupos de organismos que descendem de um ancestral comum exclusivo são chamados de grupos naturais. As relações entre os grupos de seres vivos podem ser representadas através de diagramas denominados cladogramas (clado = ramo). O cladograma abaixo resume os principais passos da evolução das plantas, considerando-se o conhecimento atual.

Com base na análise do cladograma considere as afirmativas abaixo:

I. O caráter representado pela letra B corresponde à semente e pela letra C a flores e frutos.

II. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra C não ocorrem sementes. 

III. Todos os grupos acima do caráter representado pela letra A, apresentam vasos condutores de seiva.

IV. O caráter representado pela letra C aparece exclusivamente em Angiospermas.

V. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra B, a reprodução ocorre independente da água. 

Estão corretas as alternativas:

a.    I, III e IV.

b.    I II, III e V.

c.    I, II e III.

d.    II, III, IV e V.

e.    Nenhuma das alternativas anteriores.

 

2.    (Enem/2016 – 3ª aplicação) O cladograma representa as relações filogenéticas entre os vertebrados.

A correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a característica evolutiva é:

a.    I – endotermia

b.     II – coluna vertebral

c.     III – ovo amniótico

d.     IV – respiração pulmonar

 

3.    (UFU/2011) Observe a árvore filogenética adiante.

Espera-se encontrar maior semelhança entre os genes de

a.    Baleia e pássaro.

b.    Bactéria e protozoário.

c.    Estrela-do-mar e ostra.

d.    Ostra e coral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário