ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
|||
DISCIPLINA: Biologia |
SÉRIE: 3º EM |
||
PROFESSOR: Michele |
|||
CONTEÚDO: Reprodução nos
diferentes grupos vegetais/ Diversidade da vida e especificidades dos seres |
HORAS/AULA: 2h/a |
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/07/2020 |
DATA DE ENTREGA: 31/07/2020 |
||
OBJETIVO DA AULA:
·
Comparar os diferentes grupos vegetais com base nas respectivas
aquisições evolutivas e associar as suas características morfofuncionais aos
diferentes habitats por eles ocupados.
·
Reconhecer as principais características do desenvolvimento das
angiospermas.
·
Identificar e reconhecer as características gerais e os padrões de
reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes filos do reino animal.
JUSTIFICATIVA:
·
Desenvolver
o olhar de análise a experimento e compreender os processos reprodutivos dos
vegetais.
·
Indicar os tipos de reprodução e os sistemas
presentes e ausentes nos seres vivos.
Roteiro da SEI (Semana Intensiva de Estudo)
1. (UFT) A classificação dos seres vivos baseia-se
em princípios evolutivos, sendo que os grupos de organismos que descendem de um
ancestral comum exclusivo são chamados de grupos naturais. As relações entre os
grupos de seres vivos podem ser representadas através de diagramas denominados
cladogramas (clado = ramo). O cladograma abaixo resume os principais passos da
evolução das plantas, considerando-se o conhecimento atual.
Com base na análise do
cladograma considere as afirmativas abaixo:
I. O caráter representado
pela letra B corresponde à semente e pela letra C a flores e frutos.
II. Nos grupos abaixo do
caráter representado pela letra C não ocorrem sementes.
III. Todos os grupos acima
do caráter representado pela letra A, apresentam vasos condutores de seiva.
IV. O caráter representado
pela letra C aparece exclusivamente em Angiospermas.
V. Nos grupos abaixo do
caráter representado pela letra B, a reprodução ocorre independente da
água.
Estão corretas as
alternativas:
a. I, III e IV.
b. I II, III e V.
c. I, II e III.
d. II, III, IV e V.
e. Nenhuma das alternativas
anteriores.
2. (Enem/2016
– 3ª aplicação) O cladograma representa as relações
filogenéticas entre os vertebrados.
A
correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a
característica evolutiva é:
a.
I – endotermia
b.
II – coluna vertebral
c.
III – ovo amniótico
d.
IV – respiração pulmonar
3.
(UFU/2011) Observe a árvore
filogenética adiante.
Espera-se encontrar maior
semelhança entre os genes de
a. Baleia e pássaro.
b. Bactéria e protozoário.
c. Estrela-do-mar e ostra.
d. Ostra e coral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário