sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Geografia - O dilema da escravidão

 Roteiro de Geografia 3º Bimestre - 3ª Série - Nº 4

Tema: O dilema da escravidão

Objetivo: Analisar e interpretar dados acerca do processo de escravidão africana e os reflexos na sociedade contemporânea brasileira.
Nome completo:
Elabore um parágrafo ressaltando quais os sentimentos e sofridos por africanos que foram escravizados pelos europeus. Para te auxiliar, leia o fragmento de texto abaixo:
Imagem sem legenda
Analise a tabela abaixo e responda: a) Qual o assunto tratado? b)Quais os dados obtidos na horizontal da tabela? c) Quais os dados obtidos na vertical da tabela?
Imagem sem legenda
Analise o gráfico abaixo e responda: a) Quais os dados informados nas barras? O que representa as cores? Quais as etnias menos declaradas e mais declaradas do gráfico?
Imagem sem legenda
Compare a tabela e o gráfico 1 das questões anteriores e responda: produza um parágrafo dissertativo-argumentativo sobre o tema “População brasileira e a sua formação”:
Enviar

Geografia - Festival Afro Minuto - Flink Sampa/2020 “Milton Santos”

 Roteiro: Festival Afro Minuto - Flink Sampa/2020 “Milton Santos” - PARTICIPE DESSA INICIATIVA!!!

Visando excluir as desigualdades raciais ainda manifestadas, combater todas as formas de discriminação de maneira participativa, valorizar a contribuição dos afrodescendentes nas diferentes áreas de atuação na sociedade brasileira e aprofundar o debate sobre a questão do protagonismo do negro, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG AFROBRAS, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da Coordenadoria Pedagógica/Departamento de Modalidades Educacionais/Centro de Inclusão Educacional e da Escola de Formação dos Profissionais da Educação/CRE Mario Covas, tendo como referências as trajetórias, experiências literárias e acadêmicas de Milton Santos, promovem o Festival Afro Minuto – Flink Sampa 2020 - Quinta Edição, em homenagem a vida e obra de Milton Santos.
"É difícil ser negro porque, fora das situações de evidência, o cotidiano é muito pesado para os negros. É difícil ser intelectual porque não faz parte da cultura nacional ouvir tranquilamente uma palavra crítica." Milton Santos 1926/2001
Este ano presenciamos através dos meios de comunicação atos de racismo nos Estados Unidos e no Brasil, casos como as mortes do menino Miguel que caiu do 9º andar de um prédio e de George Floyd que foi asfixiado por um policial americano, são exemplos de atos de racismo noticiados diariamente, entretanto, o número desses são maiores e muitos abafados. O racismo quando não mata, adoece e infelizmente permanece enraizado nas relações sociais do Brasil e do mundo todo. Racismo é crime e como forma de valorizar a cultura e a força negra, apresentamos neste roteiro um pouco sobre a vida e história de um dos mais importantes, pesquisador e geógrafo brasileiro, Milton Santos. Junto com ele existem inúmeras pessoas negras ilustres em ramos diversos, como na ciência, arte, música, cinema, gastronomia, educação e no nosso cotidiano, conhecer é uma forma de valorizar a cultura negra, que infelizmente até hoje é marginalizada e enfraquecida.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."

Nelson Mandela
Antes de conhecer a vida e obra de Milton Santos, convido você a assistir o vídeo "Teste da boneca"
Conheça agora um pouco sobre o geógrafo negro Milton Santos. Tais informações foram desenvolvidas por Diana Carvalho para o site da uol. Caso você queira ver na íntegra essa matéria, basta acessar o link: https://www.uol.com.br/ecoa/amp-stories/milton-santos/index.htm
Uma das últimas entrevistas de Milton Santos, virou o documentário "O Mundo Global visto do lado de cá", o cineasta Silvio Tendler disse em 2001 que "É um filme que não envelhece pela atualidade das coisas que Milton Santos fala e pelas bobagens que se fazem no mundo". Assista:
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA PARTICIPAR DO FESTIVAL E CONCORRER A PREMIAÇÃO. LEIA COM ATENÇÃO:
OBRIGADA PELA ATENÇÃO ATÉ AQUI! NÃO É PRECISO SER NEGRO PARA SER CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, BASTA SER HUMANO...
VOCÊ GOSTARIA DE PARTICIPAR DO FESTIVAL? CASO QUEIRA, RESPONDA COM O SEU NOME E SÉRIE:
Enviar

Geografia - Descolonização da África

 Roteiro de Geografia 3º Bimestre - 3ª Série - Nº 3

Tema: Descolonização da África

Objetivo: compreender o processo de descolonização africana dentre seus principais motivos e consequências

Após a leitura do texto de apoio, disponível no link abaixo responda as perguntas do roteiro:

https://escolaeducacao.com.br/descolonizacao-da-africa/
Nome completo: *
Imagem sem legenda
Considerando o contexto histórico da África, qual é a relação de semelhança deste continente e a América Latina e Ásia? *
O que foi a Conferência de Berlim? (Ano, países envolvidos e objetivos) *
Por que o processo de descolonização africana é considerado tardio? *
De que forma a ONU - Organização das Nações Unidas influenciou a descolonização da África? *
Comente sobre a influência da Gerra Fria no continente africano. *
O que foi o movimento Pan-africanismo? Quais as suas características? *
De modo geral, como se encontra a África após os processos de independência de seus países? *

Geografia - O CONTINENTE AFRICANO: A ÁFRICA NO MUNDO GLOBAL

 Roteiro de Geografia - 3º Bimestre/3ª Série - Nº 2

Tema: O CONTINENTE AFRICANO: A ÁFRICA NO MUNDO GLOBAL

Objetivo: Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos;

Após a leitura do texto Cultura Africana, responda as questões.

Link do texto de apoio:

https://brasilescola.uol.com.br/cultura/cultura-africana.htm
Nome completo *
De acordo com o texto, por que a cultural africana pode ser considerada vasta e diversificada? *
Geopoliticamente de que forma o continente africano é dividido? Explique as principais características dessas regiões. *
Diferencie o colonialismo e o neocolonialismo africano. *
De forma resumida comente os aspectos culturais africanos manisfestados através dos hábitos e costumes, das artes e da música e dança. *
Quais foram as principais heranças da cultura afrodescendente no Brasil? *
Enviar