quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Educação Física

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Educação Física

SÉRIE: 3ª EM

PROFESSOR: Calil

CONTEÚDO: Unidade Temática: Danças(samba)

HORAS/AULA: 02

 

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 02/9

DATA DE ENTREGA: 09/9

Caixa de Texto: OBJETIVO DA AULA: Dança Reconhecer etapas do processo histórico do desenvolvimento do samba, com destaque para as
diferentes regiões brasileiras;
JUSTIFICATIVA:  Identificar as características do samba de roda, gestos e movimentos; Identificar os diferentes instrumentos característicos do samba de roda.

 

Nºaulas

Data

 

ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?

ATIVIDADE 1 – VAI DAR SAMBA... vol. 03

 

02

01/9

Contextualizar sobre o texto da pag.119 e 120 vol 03 caderno do aluno.

 

ATIVIDADE 2 – VAMOS MERGULHAR? NA RODA DE SAMBA...

No samba de roda, destacam-se instrumentos como a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, o reco-reco, o agogô

e o berimbau. Tocado por um grupo de músicos e acompanhado por palmas das pessoas presentes, forma-se uma roda e uma

pessoa de cada vez entra nela para dançar. Normalmente, são as mulheres que entram na roda, enquanto os homens cantam,

batem palma e tocam os instrumentos. O repertório do samba de roda é muito extenso. Diversos músicos brasileiros foram

responsáveis por popularizar o ritmo. Para completar esse momento, pesquise vários tipos de samba. Ouça a melodia, a batida,

a evolução histórica e as mudanças e verifique do que tratavam as letras, que histórias elas trazem. Essa pesquisa dará suporte

para a próxima atividade.

Sugerimos assistir ao vídeo: Samba de Roda do Recôncavo Baiano, produzido pelo Instituto do

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – Disponível em:

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=249&v=z42pA3xaegk

 

Após conhecer um pouco mais sobre o samba de roda vamos testar o seu talento.

A atividade 3 é uma produção musical. Para que ela aconteça, será necessário que você ouça

com os estudantes várias músicas dos diferentes estilos de samba, pedindo-lhes então que construam

uma letra e um melodia sobre o samba. É fundamental que o estudante faça uma apreciação prévia do

samba, explorando textos que pertencem a esse gênero, para que tenha um maior repertório linguístico,

cultural e musical para as produções.

Para essa construção, explique que há etapas a serem seguidas. Depois de terem conhecido vários

estilos de samba, organizem um rascunho para anotar as ideias, busquem inspiração em temas do seu

interesse, escolham as palavras que se encaixem até conseguirem escrever a letra.

 

 

 

 

 

Site de apoio: Academia musical. 10 Dicas Para Escrever Uma Música. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=OXRA1sut4-E>.  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário