sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Geografia - Festival Afro Minuto - Flink Sampa/2020 “Milton Santos”

 Roteiro: Festival Afro Minuto - Flink Sampa/2020 “Milton Santos” - PARTICIPE DESSA INICIATIVA!!!

Visando excluir as desigualdades raciais ainda manifestadas, combater todas as formas de discriminação de maneira participativa, valorizar a contribuição dos afrodescendentes nas diferentes áreas de atuação na sociedade brasileira e aprofundar o debate sobre a questão do protagonismo do negro, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG AFROBRAS, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da Coordenadoria Pedagógica/Departamento de Modalidades Educacionais/Centro de Inclusão Educacional e da Escola de Formação dos Profissionais da Educação/CRE Mario Covas, tendo como referências as trajetórias, experiências literárias e acadêmicas de Milton Santos, promovem o Festival Afro Minuto – Flink Sampa 2020 - Quinta Edição, em homenagem a vida e obra de Milton Santos.
"É difícil ser negro porque, fora das situações de evidência, o cotidiano é muito pesado para os negros. É difícil ser intelectual porque não faz parte da cultura nacional ouvir tranquilamente uma palavra crítica." Milton Santos 1926/2001
Este ano presenciamos através dos meios de comunicação atos de racismo nos Estados Unidos e no Brasil, casos como as mortes do menino Miguel que caiu do 9º andar de um prédio e de George Floyd que foi asfixiado por um policial americano, são exemplos de atos de racismo noticiados diariamente, entretanto, o número desses são maiores e muitos abafados. O racismo quando não mata, adoece e infelizmente permanece enraizado nas relações sociais do Brasil e do mundo todo. Racismo é crime e como forma de valorizar a cultura e a força negra, apresentamos neste roteiro um pouco sobre a vida e história de um dos mais importantes, pesquisador e geógrafo brasileiro, Milton Santos. Junto com ele existem inúmeras pessoas negras ilustres em ramos diversos, como na ciência, arte, música, cinema, gastronomia, educação e no nosso cotidiano, conhecer é uma forma de valorizar a cultura negra, que infelizmente até hoje é marginalizada e enfraquecida.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."

Nelson Mandela
Antes de conhecer a vida e obra de Milton Santos, convido você a assistir o vídeo "Teste da boneca"
Conheça agora um pouco sobre o geógrafo negro Milton Santos. Tais informações foram desenvolvidas por Diana Carvalho para o site da uol. Caso você queira ver na íntegra essa matéria, basta acessar o link: https://www.uol.com.br/ecoa/amp-stories/milton-santos/index.htm
Uma das últimas entrevistas de Milton Santos, virou o documentário "O Mundo Global visto do lado de cá", o cineasta Silvio Tendler disse em 2001 que "É um filme que não envelhece pela atualidade das coisas que Milton Santos fala e pelas bobagens que se fazem no mundo". Assista:
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA PARTICIPAR DO FESTIVAL E CONCORRER A PREMIAÇÃO. LEIA COM ATENÇÃO:
OBRIGADA PELA ATENÇÃO ATÉ AQUI! NÃO É PRECISO SER NEGRO PARA SER CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, BASTA SER HUMANO...
VOCÊ GOSTARIA DE PARTICIPAR DO FESTIVAL? CASO QUEIRA, RESPONDA COM O SEU NOME E SÉRIE:
Enviar

Nenhum comentário:

Postar um comentário