segunda-feira, 11 de maio de 2020

Ana Maria - Filosofia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Filosofia
SÉRIE: 3ª Série - EM
PROFESSOR: Ana Maria
CONTEÚDO:   Introdução à Ética
HORAS/AULA: 2 aulas
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/04/20
DATA DE ENTREGA: 09/05/20


OBJETIVO DA AULA:  Formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade.


Nº aulas
         O QUE É PRA FAZER?
2
27/04
 Introdução à Ética
Para pensar... Qual é a diferença entre ética e moral?
VAMOS VER UM VÍDEO!
MOMENTO DO CONCEITO
ESTUDO DIRIGIDO
SISTEMATIZANDO


Atividade1-
Para pensar...
Qual é a diferença entre ética e moral


Taí um bom ponto de partida para o nosso estudo. Pegue seu caderno e anote as idéias que lhe vêm à mente sobre a diferença entre esses conceitos e em algum momento desta aventura, vamos checar o que você destacou.

 Atividade 2-

VAMOS VER UM VÍDEO
Assista ao vídeo “MORALISTA” e comente:
Qual é a ironia trazida pelos atores?
Quem é o moralista, no vídeo?
Como você chegou a essa conclusão?

Você pode acessar pelo link ou pelo QR Code
https://youtu.be/OlJkuo2kfIM

MOMENTO DO CONCEITO
A definição de um conceito é o primeiro passo para o entendimento e a construção do conhecimento. É do conceito que parte todo o fazer filosófico. Por isso, vamos checar as suas repostas das atividades anteriores, com base no conceito de ética e moral trazidos pelo texto

“Éticae moral: qual é a diferença? ”,
escrito por Carolina Cunha.

Isso é certo ou errado? Bom ou ruim? Devo ou não devo? Provavelmente você já deve ter feito alguma dessas perguntas na hora de tomar uma decisão ou fazer uma escolha. Essas perguntas permeiam a reflexão sobre dois termos: ética e moral. É muito comum esses termos serem confundidos como se significassem a mesma coisa. Embora estejam relacionados entre si, moral e ética são conceitos distintos.
A ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ou seja, como lidar diante das situações da vida e ao modo como convivemos e estabelecemos relações uns com os outros. É uma postura pessoal que pressupõe uma liberdade de escolha. O que estamos fazendo uns com os outros? Quais são as nossas responsabilidades pessoais diante do outro? Uma postura ou conduta ética pode ser a realização de um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais
A palavra “moral” deriva do latim mores, que significa “costume”. Aquilo que se consolidou ou se cristalizou como sendo verdadeiro do ponto de vista da ação. A moral é fruto do padrão cultural vigente e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio entre os membros dessa sociedade. Regras estas determinadas pela própria sociedade E o que seria um comportamento moral ou imoral? Assim como a reflexão ética, uma conduta moral também é uma escolha a ser feita. As normas ou códigos morais são cumpridos a partir da convicção íntima da pessoa que se comporta. Uma pessoa moral age de acordo com os costumes e valores de uma determinada sociedade. Ou seja, quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral .
Uma pessoa moral ou imoral não é necessariamente aquela que segue as leis ou regras jurídicas. Comportamentos como furar fila no banco, jogar lixo no chão, colar na prova, falar mal de um colega na frente do outro ou não dar espaço para os mais velhos no metrô não são considerados ilegais, mas podem ser atos imorais.
A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete e questiona sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, como ultrapassadas ou simplesmente erradas do ponto de vista pessoal.
A moral é constituída pelos valores previamente estabelecidos e comportamentos socialmente aceitos e passíveis de serem questionados pela ética, em busca de uma condição mais justa. É possível uma ação moral ou imoral sem qualquer reflexão ética, assim como é possível uma reflexão ética acompanhada de uma ação imoral ou amoral.
Ninguém nasce com ética ou com moral. São construções culturais e simbólicas. As pessoas podem aprender ética na família, na escola, na rua, no trabalho. Esses conceitos são adquiridos ao longo da experiência humana, seja pela cultura, pelas regras jurídicas, pela educação ou por reflexões pessoais.
  


 Atividade 3 –
ESTUDO DIRIGIDO
Segundo a autora do texto, ética e moral são dois conceitos que, geralmente, são confundidos pelas pessoas, mas, embora tenham uma relação entre si, possuem significados distintos.
1. Qual a definição dada pela autora do texto, sobre o que é moral e o que é ética?

2. Quando surgem a ética e a moral, nos seres humanos? Já nascemos com elas?


Atividade 4-
SISTEMATIZANDO
Crie uma tabela onde você possa colocar os conceitos lado a lado para estabelecer uma comparação entre ÉTICA  e MORAL

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário