sexta-feira, 1 de maio de 2020

Tecnologia e Inovação- Profª Míreia


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
SÉRIE: 3ªSERIE MEDIO
PROFESSOR: MIREIA MORAES FRANÇA RODRIGUES
CONTEÚDO: CADERNO DO ALUNO
HORAS/AULA: 1HORA /TOTAL 20 H
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 20/03/2020
DATA DE ENTREGA: 20/04/2020

OBJETIVO DA AULA:

        Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler utilizando os meios inovadores tecnologicos
        Valorizar a leitura como fonte de prazer e aprendizado quanto as mídias de inovação tecnológicas e digitais.

JUSTIFICATIVA:

A aprendizagem vem tendo grandes avanços na tecnologia, principalmente nos últimos tempos fica imprincidivel negar esses meios que se tornaram veículos essenciais nos meios de comunicação. Na educação não está sendo diferente seja para fins de leitura, entretenimento, estudos, informativo entre outros.

Na disciplina de tecnologia os alunos terão esse contato direto e aprenderão a usar esses meios tecnológicos de maneira correta, com a finalidade de utilização nos estudos e no cotidiano dos mesmos.


Atividade 1    

Realização de atividade “Roda de conexões”. Pense em uma palavra, o que espera aprender com as aulas de tecnologia e inovação. Pagina 40 do caderno do aluno. Podem conversar entre vocês online sobre o assunto.

Atividade 2 

Cadeia de expectativas -Cabe a vocês montar uma rede de conexões de acordo com oque estiver ao alcance (vendo que nem todos podem estar com acesso á internet) podem fazer as atividades de forma desplugadas.

Atividade 3

 Diante da atividade 2 percebemos que existem varias formas de comunicação plugadas ou desplugadas. Quais seriam elas?
Agora a proposta é que você registrem no desenho do caderno do aluno (Tecnologia e Inovação) outras conexões que você mais utiliza, caso precise de mais espaço desenhem mais nuvens. Pagina41
 


        Atividade    4     
   
o cê                  Você deverá destacar o símbolo do wifi que encontra nos anexos do final do caderno. Retomando a atividade 1, anotando as expectativas para o componente de tecnologia e inovação atras do ícone. Registrando no caderno em forma de gráfico ou varal, durante o ano poderá revistar este trabalho para verificar as suas expectativas seguem sendo as mesmas ou sofreram mudanças. 

Mundo digital (pagina 42)

Pesquise o significado para as palavras (siglas)” www” (world wide web). Registrando suas descobertas sobre o significado, no caderno do aluno.

Atividade 5 

Observe as expressões abaixo, explique você já conhecia essas expressões? Já ouviram falar delas? Converse com os colegas sobre o conhecimento (online)consultando a internet utilizando as tecnologias disponíveis a você, (celular, computadores, etc.)
Logo após fazer as elaborações de criação de cartões com cada verbetes (pesquisa na internet) Ler a atividade sobre orientações da atividade (pagina 42) Podem tirar fotos dos trabalhos e enviar no grupo.

Conhecendo a relação de todos com a tecnologia pagina 43

Responda as questões da pagina todas no caderno como atividade 1 Tecnologia é...
    Não esqueçam de ler o” Você sabia...”


Árvore de tecnologia
Construa uma árvore com os materiais abaixo. Caso não tenham esses materiais em casa, podem ser no caderno mesmo ou use a criatividade.
Leia as recordações da atividade pagina 43 e 44   siga colocando de maneira plugada com a hashtag #Arvore tecnológica.
Elaboração de narrativas digital 44 e 45. Seguindo a atividade anterior produzindo uma narrativa digital.
Leia o” saiba mais” ...
Atividade 1 Produzindo uma narrativa. Responda no caderno as questões do caderno.



Representando a narrativa Digital página 45.
Colocar a mão na massa realizar uma narrativa digital em formato jingle (história curta...) Leia o significado de jingle no saiba mais...
Opção 1 e 2 Leia como será feita a atividade.

Aldeia criativa pagina 45 e 46.
Utilizaram os três eixos do componente tecnologia e Inovação. Com materiais de baixa tecnologia. Pagina 46 tem os materiais necessários (não haverá no primeiro momento divisão em grupos será individual os alunos deverão comunicar-se com os demais colegas a fim de trocar informações. (online no primeiro momento).
Leia as aldeias 1, 2 e 3. Use sua criatividade.
Memes pagina 46 e 47
Leia as instruções presentes no caderno do aluno
Usando memes em musicas que gostam de ouvir poderão usar formas desplugadas (no caderno, sulfites etc...)
 Ou no celular (plugadas)
“Tomem cuidado comas frases inadequadas para não denegrir a imagem de ninguém “
Leia as relações entre as questões tecnológicas abaixo para as criações de memes.
PROGRAME-SE PAGINA 48
Realize a atividade na qual você terá que encontrar objetos. Você poderá seguir as orientações abaixo em um local de sua casa;
Andar        passos.
Virar à esquerda.
Virar à direita.
Pegar um objeto.

Leia atentamente as comandas acima, caso tenham dúvidas procurar o professor(a) online.



Nenhum comentário:

Postar um comentário