ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E
INOVAÇÃO
|
SÉRIE: 3ªSERIE MEDIO
|
||
PROFESSOR: MIREIA MORAES
FRANÇA RODRIGUES
|
|||
CONTEÚDO: CADERNO DO ALUNO
|
HORAS/AULA: 1HORA /TOTAL 20 H
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 20/03/2020
|
DATA DE ENTREGA: 20/04/2020
|
OBJETIVO DA AULA:
●
Incentivar a prática da leitura, o
desejo e o prazer de ler utilizando os meios inovadores tecnologicos
●
Valorizar a leitura como fonte
de prazer e aprendizado quanto as mídias de inovação tecnológicas e digitais.
JUSTIFICATIVA:
A
aprendizagem vem tendo grandes avanços na tecnologia, principalmente nos
últimos tempos fica imprincidivel negar esses meios que se tornaram veículos
essenciais nos meios de comunicação. Na educação não está sendo diferente seja
para fins de leitura, entretenimento, estudos, informativo entre outros.
Atividade 1
Realização de atividade “Roda de conexões”.
Pense em uma palavra, o que espera aprender com as aulas de tecnologia e
inovação. Pagina 40 do caderno do aluno. Podem conversar entre vocês online
sobre o assunto.
Atividade 2
Cadeia de
expectativas -Cabe a vocês montar uma rede de conexões de acordo com oque
estiver ao alcance (vendo que nem todos podem estar com acesso á internet)
podem fazer as atividades de forma desplugadas.
Atividade 3
Diante da
atividade 2 percebemos que existem varias formas de comunicação plugadas ou
desplugadas. Quais seriam elas?
Agora a proposta é
que você registrem no desenho do caderno do aluno (Tecnologia e Inovação)
outras conexões que você mais utiliza, caso precise de mais espaço desenhem
mais nuvens. Pagina41
Atividade 4
o cê Você deverá
destacar o símbolo do wifi que encontra nos anexos do final do caderno.
Retomando a atividade 1, anotando as expectativas para o componente de
tecnologia e inovação atras do ícone. Registrando no caderno em forma de
gráfico ou varal, durante o ano poderá revistar este trabalho para verificar as
suas expectativas seguem sendo as mesmas ou sofreram mudanças.
Mundo digital (pagina
42)
Pesquise o
significado para as palavras (siglas)” www” (world wide web). Registrando suas
descobertas sobre o significado, no caderno do aluno.
Atividade 5
Observe
as expressões abaixo, explique você já conhecia essas expressões? Já ouviram
falar delas? Converse com os colegas sobre o conhecimento (online)consultando a
internet utilizando as tecnologias disponíveis a você, (celular, computadores,
etc.)
Logo após fazer as
elaborações de criação de cartões com cada verbetes (pesquisa na internet) Ler
a atividade sobre orientações da atividade (pagina 42) Podem tirar fotos dos
trabalhos e enviar no grupo.
Conhecendo a relação
de todos com a tecnologia pagina 43
Responda as questões
da pagina todas no caderno como atividade 1 Tecnologia é...
Não esqueçam de ler o” Você sabia...”
Árvore de tecnologia
Construa uma árvore
com os materiais abaixo. Caso não tenham esses materiais em casa, podem ser no caderno
mesmo ou use a criatividade.
Leia as recordações
da atividade pagina 43 e 44 siga
colocando de maneira plugada com a hashtag #Arvore tecnológica.
Elaboração de
narrativas digital 44 e 45. Seguindo a atividade anterior produzindo uma
narrativa digital.
Leia o” saiba mais”
...
Atividade 1
Produzindo uma narrativa. Responda no caderno as questões do caderno.
Representando a
narrativa Digital página 45.
Colocar a mão na
massa realizar uma narrativa digital em formato jingle (história curta...) Leia
o significado de jingle no saiba mais...
Opção 1 e 2 Leia como
será feita a atividade.
Aldeia criativa
pagina 45 e 46.
Utilizaram os três
eixos do componente tecnologia e Inovação. Com materiais de baixa tecnologia.
Pagina 46 tem os materiais necessários (não haverá no primeiro momento divisão
em grupos será individual os alunos deverão comunicar-se com os demais colegas
a fim de trocar informações. (online no primeiro momento).
Leia as aldeias 1, 2
e 3. Use sua criatividade.
Memes pagina 46 e 47
Leia as instruções
presentes no caderno do aluno
Usando memes em
musicas que gostam de ouvir poderão usar formas desplugadas (no caderno,
sulfites etc...)
Ou no celular (plugadas)
“Tomem cuidado comas
frases inadequadas para não denegrir a imagem de ninguém “
Leia as relações
entre as questões tecnológicas abaixo para as criações de memes.
PROGRAME-SE PAGINA 48
Realize a atividade
na qual você terá que encontrar objetos. Você poderá seguir as orientações
abaixo em um local de sua casa;
Andar passos.
Virar à esquerda.
Virar à direita.
Pegar um objeto.
Leia atentamente as
comandas acima, caso tenham dúvidas procurar o professor(a) online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário