sexta-feira, 1 de maio de 2020

Língua Portuguesa - Profª Zilda


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura
SÉRIE: 3ªSERIE MEDIO
PROFESSOR: Zilda
CONTEÚDO:
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 20/03/2020
DATA DE ENTREGA: 20/04/2020


Leia os textos e responda às questões 01, 02 e 03.


Texto 1



Texto 2


Texto 3


Quarta-feira, 28/02/2018, às 12:15, por Ronaldo Prass


Fake News: site oferece guia interativo que auxilia o internauta a checar a

veracidade das informações compartilhadas na internet




O discernimento é a capacidade de refletir, diferenciar o certo do errado. Em tempos de globalização das opiniões, o que é um direito garantido pela constituição, não significa que posicionamentos virais na internet necessariamente estejam condizentes com a realidade. O problema é quando a propagação de opiniões equivocadas causa efeitos reais na vida das pessoas.

Empresas como Facebook, Google trabalham em projetos para combater a disseminação de notícias falsas. As iniciativas das gigantes da internet têm sido alvo de críticas sob o argumento de que são mecanismos arbitrários que vão contra a liberdade de expressão. Mas, independente de haver um consenso sobre a criação de ferramentas que removem o conteúdo considerado falso, o mais importante é despertar no internauta o senso de reflexão sobre o conteúdo que ele está compartilhando. Essa verificação dos fatos, além de requerer fontes de informação com credibilidade, também necessita de discernimento que é construído com uma enorme base de conhecimento.

Uma das justificativas mais frequentes apresentadas por aqueles que compartilham boatos na internet é que eles não têm tempo para verificar a veracidade das informações, mas, mesmo assim, não querem abrir mão de se tornarem influenciadores digitais entre os seus amigos. E, na tentativa de promover a reflexão sobre o que seria apropriado compartilhar na internet, a agência Lupa e o Canal Futura, com o apoio do Google, criaram o projeto “‘Fake ou News’ – É falso ou é notícia?”. O site do projeto serve como uma plataforma digital que oferece um guia educativo sobre como identificar notícias falsas. [...]

Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/fake-news-site-ofere-ce-guia-interativo-que -auxilia -o-internauta-checar-veracidade-das-informacoes-compartilhadas-na-inter-net.html>. Acesso em: 10 abr. 2018. (adaptado)

Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino Médio
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 25/07/2018  09:57:39

Questão 01

Os Textos 1, 2 e 3 tratam do mesmo tema e

(A)    são contraditórios porque os gráficos mostram que a maioria das pessoas não está preocupada com a veracidade dos conteúdos que compartilha na internet.
(B)    divulgam informações sobre as justificativas apresentadas pelos internautas que compartilham notícias sem checar se são verdadeiras ou falsas.

(C)   apresentam uma plataforma digital que permite verificar se as postagens em grupos sociais são verídicas ou boatos e devem ser retirados do ar.
(D)   trazem informações que se complementam para influenciar os internautas a refletirem sobre o que deve ser feito antes de compartilhar uma informação via redes sociais.
(E)    instigam a curiosidade do leitor porque ensinam como identificar uma notícia falsa antes de propagá-la aos amigos e influenciar opiniões equivocadas.


Questão 02

De acordo com o Texto 3, as gigantes da internet concordam quanto

(A)    aos meios para justificar a falta de liberdade de expressão.

(B)    ao fato de que é difícil comprovar a veracidade das notícias.

(C)   à necessidade de combater a proliferação de conteúdo falso.

(D)   às informações a serem compartilhadas pelos grupos na internet.

(E)    à criação de mecanismos de reflexão sobre a comunicação via web.

                      25/07/2018  09:57:39

Questão 03

No Texto 3, em “[...] o mais importante é despertar no internauta o senso de reflexão sobre o conteúdo que ele está compartilhando”, a oração subordinada adjetiva sublinhada

(A)    completa o sentido da expressão “senso de reflexão”.

(B)    refere-se de forma restritiva ao termo “conteúdo”.

(C)   dirige-se de forma explicativa à oração anterior.

(D)   acrescenta ao período a ideia de conclusão.

(E)    relaciona-se ao despertar do internauta.



Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino Médio
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 25/07/2018  09:57:39

Leia o poema e responda às questões 04 e 05.


VASO CHINÊS

Alberto de Oliveira


Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador1 sobre o mármor luzidio2,

Entre um leque e o começo de um bordado.


Fino artista chinês, enamorado,

Nele pusera o coração doentio

Em rubras flores de um sutil lavrado,

Na tinta ardente, de um calor sombrio.


Mas, talvez por contraste à desventura,

Quem o sabe?... de um velho mandarim

Também lá estava a singular figura;


Que arte em pintá-la! a gente acaso vendo-a,

Sentia um não sei quê com aquele chim3

De olhos cortados à feição de amêndoa.



Disponível em: <https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/sonetos_e_poemas_-_alberto_de_oli-

veira.htm#VASOCHIN%C3%8AS>. Acesso em: 06 jun. 2018.






1         contador – peça de mobiliário antigo, espécie de armário com pequeninas gavetas firmado em quatro pés. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1975.

2        luzidio (luzido + -io) adjetivo brilhante, lustroso, luzente. Disponível em: <https://www.priberam.pt/

dlpo/luzidio>. Acesso em: 09 jun. 2018.

3        chim adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros Chinês. Disponível em: <https://www.

priberam.pt/dlpo/chim>. Acesso em: 07 jun. 2018.

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 25/07/2018  09:57:39

Questão 04

Em “Vaso chinês”, há as seguintes características do Parnasianismo:

(A)    Soneto em versos decassílabos, rima rica, objetivismo, racionalismo, descrição, vocabulário culto e universalismo.
(B)    Poema em versos brancos e livres, subjetivismo, sentimentalismo, valorização do eu lírico e vocabulário formal.
(C)   Soneto em versos alexandrinos, rima pobre, subjetivismo, positivismo, vocabulário sofisticado e romantismo.
(D)   Poema em versos decassílabos perfeitos, sem rima, com irracionalismo, linguagem popular sem rigor poético.
(E)    Poema em versos livres, linguagem aristocrática, descrição subjetiva e minuciosa com idealismo romântico.


Questão 05

Nos versos de “Vaso chinês”, o eu lírico mostra-se

(A)    crítico em relação aos valores culturais, aproxima-se dos sentimentos do homem simples e exalta a arte popular.
(B)    apegado aos acontecimentos de seu país, amante da escultura e da pintura, fala do artista com sentimentalismo.
(C)   comprometido com as mudanças sociais e políticas no final do século XIX, admira a cultura de seu povo.
(D)   indiferente aos fatos e às recentes descobertas científicas, segue, emotivo e sentimental, a voz de seu coração.
(E)    distante da realidade de seu cotidiano, alienado, objetivo e racional, descreve e interpreta a obra de arte.



Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino Médio
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 25/07/2018  09:57:39

Leia os textos e responda às questões 06, 07 e 08.


Texto 1


Com o aumento da extrema pobreza, Brasil retrocede 10 anos em dois

Por Francisco Menezes e Paulo Jannuzzi/ publicado 26/03/2018 10h16, última modificação 26/03/2018 14h36

[...]

Situação bem diferente é a que se identifica entre 2003 e 2014. Nesse período, os números revelam que ocorreu uma contínua redução das duas variáveis, mesmo após a crise econômica internacional de 2008. Diferente, também, pela continuidade da queda, alcançando os bolsões mais distantes do Brasil profundo. A virtuosa combinação de uma política de desenvolvimento com inclusão, por meio de programas e ações especificamente voltados para grupos sociais mais vulneráveis, explica essa trajetória histórica de redução da pobreza e da extrema pobreza.

Em 2015, parece haver a sinalização de que esse ciclo se interrompe e, em 2016, com os dados recém-divulgados pela PNADC4, assiste-se a um agudo empobrecimento de parte da população, retrocedendo a patamares que tinham sido superados. É muito preocupante que, no que diz respeito à extrema pobreza, o Brasil voltou, em apenas dois anos, ao número de pessoas registradas dez anos antes, em 2006. Entre 2014 e 2016 o aumento desse contingente foi de 93%, passando de 5,1 milhões para 10 milhões de pessoas. Em relação aos pobres, o patamar de 2016 – 21 milhões – é o equivalente ao de oito anos antes, em 2008, e cerca de 53% acima do menor nível alcançado no país, de 14 milhões, em 2014. Entre tantas consequências, o espectro da fome, que havia sido superado nesse período, como constatou a FAO5, pode estar voltando com maior rapidez do que se possa imaginar.


4        PNADC - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

5        FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)

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  25/07/2018  09:57:39

A avaliação desses resultados deve levar em conta o contexto bastante particular pelo qual passa o Brasil desde 2015 e mais marcadamente em 2016. Em nome do restabelecimento do equilíbrio fiscal, a partir de maio de 2016, radicalizam-se as medidas recessivas tomadas pelo novo governo. Um dos custos mais altos para o país, derivado dessa lógica de enfrentamento da crise, foi o acelerado aumento do desemprego. E quem pagou a conta mais cara foi a camada de menor renda das regiões com mercado de trabalho mais estruturado. [...] .

Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/03/com-o-aumento-da-extrema-pobre-

za-brasil-retrocede-dez-anos-em-dois>. Acesso em: 07 abr. 2018. (adaptado)



Texto 2

Gráfico 1

Pessoas em pobreza e extrema pobreza

Brasil 1992 a 2016


Fonte: PNADC - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2016).


Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/03/com-o-aumento-da-extrema-pobre-

za-brasil-retrocede-dez-anos-em-dois>. Acesso em: 07 abr. 2018



Questão 06

Observa-se no gráfico (Texto 2) que, em 2006, o número de pessoas em extrema pobreza, no Brasil, era de 9.969.369 pessoas; 5.162.737 em 2014 e 9.972.090 em 2016. No Texto 1, esses dados estão

(A)    criticados em “É muito preocupante que, no que diz respeito à extrema pobreza, o Brasil voltou, em apenas dois anos, ao número de pessoas registradas dez anos antes, em 2006.”
(B)    esquecidos em “Entre 2014 e 2016 o aumento desse contingente foi de 93%, passando de 5,1 milhões para 10 milhões de pessoas.”
(C)    camuflados em “Um dos custos mais altos para o país, derivado dessa lógica de enfrentamento da crise, foi o acelerado aumento do desemprego.”

(D)   exagerados em “A avaliação desses resultados deve levar em conta o contexto bastante particular pelo qual passa o Brasil desde 2015 e mais marcadamente em 2016.”
(E)    elogiados em “Em nome do restabelecimento do equilíbrio fiscal, a partir de maio de 2016, radicalizam-se as medidas recessivas tomadas pelo novo governo.”



Questão 07

No Texto 1, em “[...] o espectro da fome, que havia sido superado nesse período, como constatou a FAO [...]”, a oração subordinada adverbial em destaque acrescenta ao período a ideia de

(A)    dúvida.

(B)    temporalidade.

(C)   causa.

(D)   conformidade.

(E)    lugar.

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Questão 08

De acordo com o Texto 1, houve um período de queda nos índices de extrema pobreza no Brasil devido

(A)    à valorização do mercado de trabalho informal.

(B)    ao estabelecimento de metas de controle fiscal.

(C)   às medidas de controle rígido dos gastos públicos.

(D)   aos altos custos gerados por programas de educação.

(E)    à política de desenvolvimento econômico com inclusão social.




Leia o poema e responda às questões 09 e 10.


Teresa

Manuel Bandeira


A primeira vez que vi Teresa

Achei que ela tinha pernas estúpidas

Achei também que a cara parecia uma perna


Quando vi Teresa de novo

Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo

(os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse)


Da terceira vez não vi mais nada

Os céus se misturaram com a terra

E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas

Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira01.html>. Acesso em: 08 jun. 2018. (adap-tado)

Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino Médio
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Questão 09


“Teresa” de Manuel Bandeira é uma paródia de um poema de Castro Alves, “O adeus de Teresa”, conforme se lê no trecho a seguir:

A vez primeira que eu fitei Teresa,

Como as plantas que arrasta a correnteza,

A valsa nos levou nos giros seus

E amamos juntos... E depois na sala

“Adeus” eu disse-lhe a tremer co’a fala


E ela, corando, murmurou-me: “adeus.”

Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .

E da alcova saía um cavaleiro

Inda beijando uma mulher sem véus

Era eu... Era a pálida Teresa! [...]

Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/calves05.html>. Acesso em: 12 jun. 2018.





Após a leitura dos dois poemas, nota-se que o eu lírico em Manuel Bandeira, em contraposição ao do poema de Castro Alves, mostra-se

(A)    indiferente.

(B)    romântico.

(C)   irônico.

(D)   triste.

(E)    feliz.



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Questão 10

Manuel Bandeira é um poeta expressivo do Modernismo brasileiro, conforme se observa no poema “Teresa”, pois

(A)    valoriza a liberdade de criação e expressão em linguagem próxima à oralidade, com versos sem métrica nem rima.
(B)    enfatiza a forma poética dos versos rimados e elaborados para demonstrar alienação em relação ao seu cotidiano.
(C)   idealiza a figura da mulher amada em versos livres carregados de sentimentalismo e nostalgia pela ausência dela.
(D)   demonstra preocupação com a forma do poema, obedecendo ao rigor poético de rimas ricas e versos alexandrinos.
(E)    transforma a poesia em arte pela arte, como uma pintura ou escultura, com descrições em vocabulário sofisticado e erudito.


Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino Médio
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Leia o texto e responda à questão 11.

Profundamente

Manuel Bandeira

[...]

Quando eu tinha seis anos

Não pude ver o fim da festa de São João

Porque adormeci

Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo

Minha avó

Meu avô

Totônio Rodrigues

Tomásia

Rosa

Onde estão todos eles?

— Estão todos dormindo Estão todos deitados
Dormindo

Profundamente.


BANDEIRA, Manuel. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 81. Disponível em: <https://www.

recantodasletras.com.br/teorialiteraria/417676>. Acesso em: 04 jul. 2018.



Questão 11

Há nesse trecho final do poema “Profundamente”, de Manuel Bandeira, aspectos que
(A)    o aproximam do Parnasianismo por seus versos com rimas ricas e métrica rigorosamente pensada.
(B)    mostram tendências de valorização do presente, versos livres, relatos do cotidiano.
(C)   são característicos do Realismo: versos livres, poesia lírica extraída de acontecimentos banais.
(D)   o integram ao Simbolismo: linguagem rebuscada, temática baseada em uma realidade idealizada.
(E)    marcam o cuidado com a divisão das estrofes, enquanto o lirismo retrata as fantasias infantis.

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Leia o texto e responda à questão 12.

O Alienista

Machado de Assis

Cap. V

[...]

Um dos oradores, por exemplo, Martim Brito, rapaz de vinte e cinco anos, [...] curtido de namoros e aventuras, declamou um discurso em que o nascimento de D. Evarista era explicado pelo mais singular dos reptos6. “Deus”, disse ele, “depois de dar o universo ao homem e à mulher, esse diamante e essa pérola da coroa divina (e o orador arrastava triunfalmente esta frase de uma ponta a outra da mesa), Deus quis vencer a Deus, e criou D. Evarista.”

D. Evarista baixou os olhos com exemplar modéstia. Duas senhoras, achando a cortesanice7 excessiva e audaciosa, interrogaram os olhos do dono da casa; e, na verdade, o gesto do alienista pareceu-lhes nublado de suspeitas, de ameaças e provavelmente de sangue. O atrevimento foi grande, pensaram as duas damas. E uma e outra pediam a Deus que removesse qualquer episódio trágico—ou que o adiasse ao menos para o dia seguinte. Sim, que o adiasse. Uma delas, a mais piedosa, chegou a admitir consigo mesma que D. Evarista não merecia nenhuma desconfiança, tão longe estava de ser atraente ou bonita. Uma simples água-morna. Verdade é que, se todos os gostos fossem iguais, o que seria do amarelo? Esta ideia fê-la tremer outra vez, embora menos; menos, porque o alienista sorria agora para o Martim Brito e, levantados todos, foi ter com ele e falou-lhe do discurso. Não lhe negou que era um improviso brilhante, cheio de rasgos magníficos. Seria dele mesmo a ideia relativa ao nascimento de D. Evarista ou tê-la-ia encontrado em algum autor que?... Não senhor; era dele mesmo; achou-a naquela ocasião e pareceu-lhe adequada a um arroubo oratório. De resto, suas ideias eram antes arrojadas do que ternas ou jocosas. Dava para o épico. Uma vez, por exemplo, compôs uma ode à queda do Marquês



6        repto |épt| substantivo masculino Desafio; emprazamento. Disponível em: <https://www.priberam.pt/

dlpo/repto>. Acesso em: 12 jun. 2018.

7        cortesanice (cortesão, na forma cortesan- + -ia) substantivo feminino

1.  Simulação de cortesias.

2.  Urbanidade aparente.

Disponível em: <https://www.priberam.pt/dlpo/cortesanice>. Acesso em: 12 jun. 2018.

Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino Médio
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de Pombal, em que dizia que esse ministro era o “dragão aspérrimo do Nada” esmagado pelas “garras vingadoras do Todo”; e assim outras mais ou menos fora do comum; gostava das ideias sublimes e raras, das imagens grandes e nobres...[...]

ASSIS, Machado de. O Alienista. Papéis Avulsos. Disponível em: <http://machado.mec.gov.br/obra-com-

pleta-lista/itemlist/category/24-conto>. Acesso em: 12 jun. 2018.



Questão 12

Em “Uma delas, a mais piedosa, chegou a admitir consigo mesma que D. Evarista não merecia nenhuma desconfiança, tão longe estava de ser atraente ou bonita. Uma simples água-morna”, o narrador apresenta

(A)    uma posição inconveniente.

(B)    uma afirmação mentirosa.

(C)   uma opinião divergente.

(D)   um comentário irônico.

(E)    um apontamento falso.





























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