ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA:
Língua Portuguesa e Literatura
|
SÉRIE: 3ªSERIE
MEDIO
|
||
PROFESSOR:
Zilda
|
|||
CONTEÚDO:
|
HORAS/AULA:
|
||
PERÍODO:
DATA DE ENVIO: 20/03/2020
|
DATA DE
ENTREGA: 20/04/2020
|
Leia os textos e responda às questões 01, 02 e
03.
Texto 2
Texto 3
Quarta-feira, 28/02/2018, às 12:15, por Ronaldo
Prass
Fake News: site oferece guia interativo que
auxilia o internauta a checar a
veracidade das informações compartilhadas na internet
O discernimento é
a capacidade de refletir, diferenciar o certo do errado. Em tempos de
globalização das opiniões, o que é um direito garantido pela constituição, não
significa que posicionamentos virais na internet
necessariamente estejam condizentes com a realidade. O problema é quando a
propagação de opiniões equivocadas causa efeitos reais na vida das pessoas.
Empresas como Facebook, Google trabalham em projetos para combater a disseminação de
notícias falsas. As iniciativas das gigantes da internet têm sido alvo de críticas sob o argumento de que são
mecanismos arbitrários que vão contra a liberdade de expressão. Mas,
independente de haver um consenso sobre a criação de ferramentas que removem o
conteúdo considerado falso, o mais importante é despertar no internauta o senso
de reflexão sobre o conteúdo que ele está compartilhando. Essa verificação dos
fatos, além de requerer fontes de informação com credibilidade, também
necessita de discernimento que é construído com uma enorme base de
conhecimento.
Uma das
justificativas mais frequentes apresentadas por aqueles que compartilham boatos
na internet é que eles não têm tempo
para verificar a veracidade das informações, mas, mesmo assim, não querem abrir
mão de se tornarem influenciadores digitais entre os seus amigos. E, na
tentativa de promover a reflexão sobre o que seria apropriado compartilhar na internet, a agência Lupa e o Canal
Futura, com o apoio do Google,
criaram o projeto “‘Fake ou News’ – É falso ou é notícia?”. O site do projeto serve como uma
plataforma digital que oferece um guia educativo sobre como identificar
notícias falsas. [...]
Disponível em:
<http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/fake-news-site-ofere-ce-guia-interativo-que
-auxilia
-o-internauta-checar-veracidade-das-informacoes-compartilhadas-na-inter-net.html>.
Acesso em: 10 abr. 2018. (adaptado)
Avaliação
da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino
Médio
|
3
|
25/07/2018 09:57:39
Questão 01
Os Textos 1, 2 e 3 tratam do mesmo tema e
(A) são contraditórios porque os
gráficos mostram que a maioria das pessoas não está preocupada com a veracidade
dos conteúdos que compartilha na internet.
(B) divulgam informações sobre as
justificativas apresentadas pelos internautas que compartilham notícias sem
checar se são verdadeiras ou falsas.
(C) apresentam uma plataforma
digital que permite verificar se as postagens em grupos sociais são verídicas
ou boatos e devem ser retirados do ar.
(D) trazem informações que se
complementam para influenciar os internautas a refletirem sobre o que deve ser
feito antes de compartilhar uma informação via redes sociais.
(E) instigam a curiosidade do
leitor porque ensinam como identificar uma notícia falsa antes de propagá-la
aos amigos e influenciar opiniões equivocadas.
Questão 02
De acordo com o Texto 3, as gigantes da internet concordam quanto
(A) aos meios para justificar a falta de liberdade
de expressão.
(B) ao fato de que é difícil comprovar a veracidade
das notícias.
(C) à necessidade de combater a proliferação de
conteúdo falso.
(D) às informações a serem compartilhadas pelos
grupos na internet.
(E) à criação de mecanismos de reflexão sobre a
comunicação via web.
25/07/2018 09:57:39
Questão 03
No Texto 3, em
“[...] o mais importante é despertar no internauta o senso de reflexão sobre o
conteúdo que ele está compartilhando”, a oração subordinada adjetiva
sublinhada
(A) completa o sentido da expressão “senso de
reflexão”.
(B) refere-se de forma restritiva ao termo
“conteúdo”.
(C) dirige-se de forma explicativa à oração
anterior.
(D) acrescenta ao período a ideia de conclusão.
(E) relaciona-se ao despertar do internauta.
Avaliação
da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino
Médio
|
5
|
Leia o poema e responda às questões 04 e 05.
VASO
CHINÊS
Alberto de
Oliveira
Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador1 sobre o mármor luzidio2,
Entre um leque e o começo de um bordado.
Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente, de um calor sombrio.
Mas, talvez por contraste à desventura,
Quem o sabe?... de um velho mandarim
Também lá estava a singular figura;
Que arte em pintá-la! a gente acaso vendo-a,
Sentia um não sei quê com aquele chim3
De olhos cortados à feição de amêndoa.
Disponível em:
<https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/sonetos_e_poemas_-_alberto_de_oli-
veira.htm#VASOCHIN%C3%8AS>. Acesso em: 06
jun. 2018.
1
contador – peça de mobiliário antigo,
espécie de armário com pequeninas gavetas firmado em quatro pés. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio. Rio de
Janeiro: Nova
Fronteira, 1975.
2
luzidio (luzido + -io) adjetivo brilhante, lustroso, luzente. Disponível em:
<https://www.priberam.pt/
dlpo/luzidio>. Acesso em: 09 jun. 2018.
3
chim adjetivo de dois gêneros e
substantivo de dois gêneros Chinês. Disponível em: <https://www.
priberam.pt/dlpo/chim>. Acesso em: 07 jun.
2018.
6 Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno
– 3ª série do Ensino Médio
25/07/2018 09:57:39
Questão 04
Em “Vaso chinês”, há as seguintes
características do Parnasianismo:
(A) Soneto em versos
decassílabos, rima rica, objetivismo, racionalismo, descrição, vocabulário culto
e universalismo.
(B) Poema em versos brancos e
livres, subjetivismo, sentimentalismo, valorização do eu lírico e vocabulário
formal.
(C) Soneto em versos
alexandrinos, rima pobre, subjetivismo, positivismo, vocabulário sofisticado e
romantismo.
(D) Poema em versos decassílabos
perfeitos, sem rima, com irracionalismo, linguagem popular sem rigor poético.
(E) Poema em versos livres,
linguagem aristocrática, descrição subjetiva e minuciosa com idealismo
romântico.
Questão 05
Nos versos de “Vaso chinês”, o eu lírico mostra-se
(A) crítico em relação aos
valores culturais, aproxima-se dos sentimentos do homem simples e exalta a arte
popular.
(B) apegado aos acontecimentos de
seu país, amante da escultura e da pintura, fala do artista com
sentimentalismo.
(C) comprometido com as mudanças
sociais e políticas no final do século XIX, admira a cultura de seu povo.
(D) indiferente aos fatos e às
recentes descobertas científicas, segue, emotivo e sentimental, a voz de seu
coração.
(E) distante da realidade de seu
cotidiano, alienado, objetivo e racional, descreve e interpreta a obra de arte.
Avaliação
da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino
Médio
|
7
|
Leia os textos e responda às questões 06, 07 e
08.
Texto 1
Com o aumento da extrema pobreza, Brasil
retrocede 10 anos em dois
Por Francisco Menezes e Paulo
Jannuzzi/ publicado 26/03/2018 10h16, última modificação 26/03/2018 14h36
[...]
Situação bem
diferente é a que se identifica entre 2003 e 2014. Nesse período, os números
revelam que ocorreu uma contínua redução das duas variáveis, mesmo após a crise
econômica internacional de 2008. Diferente, também, pela continuidade da queda,
alcançando os bolsões mais distantes do Brasil profundo. A virtuosa combinação
de uma política de desenvolvimento com inclusão, por meio de programas e ações
especificamente voltados para grupos sociais mais vulneráveis, explica essa
trajetória histórica de redução da pobreza e da extrema pobreza.
Em 2015, parece
haver a sinalização de que esse ciclo se interrompe e, em 2016, com os dados
recém-divulgados pela PNADC4, assiste-se a um agudo
empobrecimento de parte da população, retrocedendo a patamares que tinham sido
superados. É muito preocupante que, no que diz respeito à extrema pobreza, o
Brasil voltou, em apenas dois anos, ao número de pessoas registradas dez anos
antes, em 2006. Entre 2014 e 2016 o aumento desse contingente foi de 93%,
passando de 5,1 milhões para 10 milhões de pessoas. Em relação aos pobres, o
patamar de 2016 – 21 milhões – é o equivalente ao de oito anos antes, em 2008,
e cerca de 53% acima do menor nível alcançado no país, de 14 milhões, em 2014.
Entre tantas consequências, o espectro da fome, que havia sido superado nesse
período, como constatou a FAO5, pode estar voltando com
maior rapidez do que se possa imaginar.
4
PNADC - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
5
FAO - Food and Agriculture
Organization of the United Nations (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)
8 Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno
– 3ª série do Ensino Médio
25/07/2018 09:57:39
A avaliação
desses resultados deve levar em conta o contexto bastante particular pelo qual
passa o Brasil desde 2015 e mais marcadamente em 2016. Em nome do
restabelecimento do equilíbrio fiscal, a partir de maio de 2016, radicalizam-se
as medidas recessivas tomadas pelo novo governo. Um dos custos mais altos para
o país, derivado dessa lógica de enfrentamento da crise, foi o acelerado
aumento do desemprego. E quem pagou a conta mais cara foi a camada de menor
renda das regiões com mercado de trabalho mais estruturado. [...] .
Disponível em:
<http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/03/com-o-aumento-da-extrema-pobre-
za-brasil-retrocede-dez-anos-em-dois>. Acesso
em: 07 abr. 2018. (adaptado)
Texto 2
Gráfico 1
Pessoas em
pobreza e extrema pobreza
Brasil 1992 a
2016
Fonte: PNADC - Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios Contínua (2016).
Disponível em:
<http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/03/com-o-aumento-da-extrema-pobre-
za-brasil-retrocede-dez-anos-em-dois>. Acesso
em: 07 abr. 2018
Questão 06
Observa-se no
gráfico (Texto 2) que, em 2006, o número de pessoas em extrema pobreza, no
Brasil, era de 9.969.369 pessoas; 5.162.737 em 2014 e 9.972.090 em 2016. No
Texto 1, esses dados estão
(A) criticados em “É muito
preocupante que, no que diz respeito à extrema pobreza, o Brasil voltou, em
apenas dois anos, ao número de pessoas registradas dez anos antes, em 2006.”
(B) esquecidos em “Entre 2014 e
2016 o aumento desse contingente foi de 93%, passando de 5,1 milhões para 10
milhões de pessoas.”
(C) camuflados em “Um dos custos
mais altos para o país, derivado dessa lógica de enfrentamento da crise, foi o
acelerado aumento do desemprego.”
(D) exagerados em “A avaliação
desses resultados deve levar em conta o contexto bastante particular pelo qual
passa o Brasil desde 2015 e mais marcadamente em 2016.”
(E) elogiados em “Em nome do
restabelecimento do equilíbrio fiscal, a partir de maio de 2016, radicalizam-se
as medidas recessivas tomadas pelo novo governo.”
Questão 07
No Texto 1, em
“[...] o espectro da fome, que havia sido superado nesse período, como
constatou a FAO [...]”, a oração subordinada adverbial em destaque
acrescenta ao período a ideia de
(A) dúvida.
(B) temporalidade.
(C) causa.
(D) conformidade.
(E) lugar.
10 Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno
– 3ª série do Ensino Médio
25/07/2018 09:57:39
Questão 08
De acordo com o Texto 1,
houve um período de queda nos índices de extrema pobreza no Brasil devido
(A) à valorização do mercado de trabalho informal.
(B) ao estabelecimento de metas de controle fiscal.
(C) às medidas de controle rígido dos gastos
públicos.
(D) aos altos custos gerados por programas de
educação.
(E) à política de desenvolvimento econômico com
inclusão social.
Leia o poema e responda às questões 09 e 10.
Teresa
Manuel Bandeira
A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna
Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram muito mais velhos que o
resto do corpo
(os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando
que o resto do corpo nascesse)
Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a
face das águas
Disponível em:
<http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira01.html>. Acesso em: 08
jun. 2018. (adap-tado)
Avaliação
da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino
Médio
|
11
|
25/07/2018 09:57:39
Questão 09
“Teresa” de Manuel Bandeira é
uma paródia de um poema de Castro Alves, “O adeus de Teresa”, conforme se lê no
trecho a seguir:
A vez primeira
que eu fitei Teresa,
Como as plantas
que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou
nos giros seus
E amamos
juntos... E depois na sala
“Adeus” eu
disse-lhe a tremer co’a fala
E ela, corando,
murmurou-me: “adeus.”
Uma noite
entreabriu-se um reposteiro. . .
E da alcova saía
um cavaleiro
Inda beijando uma
mulher sem véus
Era eu... Era a
pálida Teresa! [...]
Disponível em:
<http://www.jornaldepoesia.jor.br/calves05.html>. Acesso em: 12 jun.
2018.
Após a leitura dos dois
poemas, nota-se que o eu lírico em Manuel Bandeira, em contraposição ao do
poema de Castro Alves, mostra-se
(A) indiferente.
(B) romântico.
(C) irônico.
(D) triste.
(E) feliz.
12 Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno
– 3ª série do Ensino Médio
25/07/2018 09:57:39
Questão 10
Manuel Bandeira é um poeta
expressivo do Modernismo brasileiro, conforme se observa no poema “Teresa”,
pois
(A) valoriza a liberdade de
criação e expressão em linguagem próxima à oralidade, com versos sem métrica
nem rima.
(B) enfatiza a forma poética dos
versos rimados e elaborados para demonstrar alienação em relação ao seu
cotidiano.
(C) idealiza a figura da mulher
amada em versos livres carregados de sentimentalismo e nostalgia pela ausência
dela.
(D) demonstra preocupação com a
forma do poema, obedecendo ao rigor poético de rimas ricas e versos
alexandrinos.
(E) transforma a poesia em arte
pela arte, como uma pintura ou escultura, com descrições em vocabulário sofisticado
e erudito.
Avaliação
da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino
Médio
|
13
|
25/07/2018 09:57:39
Leia o texto e responda à questão 11.
Profundamente
Manuel Bandeira
[...]
Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci
Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?
— Estão todos dormindo Estão
todos deitados
Dormindo
Profundamente.
BANDEIRA, Manuel. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 81.
Disponível em: <https://www.
recantodasletras.com.br/teorialiteraria/417676>.
Acesso em: 04 jul. 2018.
Questão 11
Há nesse trecho final do
poema “Profundamente”, de Manuel Bandeira, aspectos que
(A) o aproximam do Parnasianismo
por seus versos com rimas ricas e métrica rigorosamente pensada.
(B) mostram tendências de
valorização do presente, versos livres, relatos do cotidiano.
(C) são característicos do
Realismo: versos livres, poesia lírica extraída de acontecimentos banais.
(D) o integram ao Simbolismo:
linguagem rebuscada, temática baseada em uma realidade idealizada.
(E) marcam o cuidado com a
divisão das estrofes, enquanto o lirismo retrata as fantasias infantis.
14 Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno
– 3ª série do Ensino Médio
25/07/2018 09:57:39
Leia o texto e responda à questão 12.
O
Alienista
Machado de Assis
Cap. V
[...]
Um dos oradores,
por exemplo, Martim Brito, rapaz de vinte e cinco anos, [...] curtido de
namoros e aventuras, declamou um discurso em que o nascimento de D. Evarista
era explicado pelo mais singular dos reptos6. “Deus”, disse ele, “depois
de dar o universo ao homem e à mulher, esse diamante e essa pérola da coroa
divina (e o orador arrastava triunfalmente esta frase de uma ponta a outra da
mesa), Deus quis vencer a Deus, e criou D. Evarista.”
D. Evarista
baixou os olhos com exemplar modéstia. Duas senhoras, achando a cortesanice7 excessiva e audaciosa, interrogaram os olhos do dono da casa; e, na
verdade, o gesto do alienista pareceu-lhes nublado de suspeitas, de ameaças e
provavelmente de sangue. O atrevimento foi grande, pensaram as duas damas. E
uma e outra pediam a Deus que removesse qualquer episódio trágico—ou que o
adiasse ao menos para o dia seguinte. Sim, que o adiasse. Uma delas, a mais
piedosa, chegou a admitir consigo mesma que D. Evarista não merecia nenhuma
desconfiança, tão longe estava de ser atraente ou bonita. Uma simples
água-morna. Verdade é que, se todos os gostos fossem iguais, o que seria do
amarelo? Esta ideia fê-la tremer outra vez, embora menos; menos, porque o
alienista sorria agora para o Martim Brito e, levantados todos, foi ter com ele
e falou-lhe do discurso. Não lhe negou que era um improviso brilhante, cheio de
rasgos magníficos. Seria dele mesmo a ideia relativa ao nascimento de D.
Evarista ou tê-la-ia encontrado em algum autor que?... Não senhor; era dele
mesmo; achou-a naquela ocasião e pareceu-lhe adequada a um arroubo oratório. De
resto, suas ideias eram antes arrojadas do que ternas ou jocosas. Dava para o
épico. Uma vez, por exemplo, compôs uma ode à queda do Marquês
6
repto |épt| substantivo masculino Desafio;
emprazamento. Disponível em: <https://www.priberam.pt/
dlpo/repto>. Acesso em: 12 jun. 2018.
7
cortesanice (cortesão, na forma cortesan-
+ -ia) substantivo feminino
1. Simulação de cortesias.
2. Urbanidade aparente.
Disponível em:
<https://www.priberam.pt/dlpo/cortesanice>. Acesso em: 12 jun. 2018.
Avaliação
da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno – 3ª série do Ensino
Médio
|
15
|
25/07/2018 09:57:39
de Pombal, em que
dizia que esse ministro era o “dragão aspérrimo do Nada” esmagado pelas “garras
vingadoras do Todo”; e assim outras mais ou menos fora do comum; gostava das
ideias sublimes e raras, das imagens grandes e nobres...[...]
ASSIS, Machado de. O Alienista. Papéis Avulsos. Disponível em:
<http://machado.mec.gov.br/obra-com-
pleta-lista/itemlist/category/24-conto>.
Acesso em: 12 jun. 2018.
Questão 12
Em “Uma delas, a
mais piedosa, chegou a admitir consigo mesma que D. Evarista não merecia
nenhuma desconfiança, tão longe estava de ser atraente ou bonita. Uma simples
água-morna”, o narrador apresenta
(A) uma posição inconveniente.
(B) uma afirmação mentirosa.
(C) uma opinião divergente.
(D) um comentário irônico.
(E) um apontamento falso.
16 Avaliação da Aprendizagem em Processo ∙ Prova do Aluno
– 3ª série do Ensino Médio
3EM_21ED_LP_REVISAO_3.indd
16 25/07/2018 09:57:39
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário