sexta-feira, 1 de maio de 2020

Filosofia - Ana Maria


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA:    Filosofia
SÉRIE:    3ª série- EM
PROFESSOR:    Ana Maria
CONTEÚDO: SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS EM RELAÇÃO À FILOSOFIA E DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA A CIDADANIA
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 20/03/2020
DATA DE ENTREGA: 23/04/2020











Objetivo da aula:    Leitura/reflexão e  interpretação


Atividade - 1

Considerando que na nossa sociedade algumas práticas podem ser alvo de preconceito, sugiro  que explicitem o que é “preconceito” e complementar a resposta descrevendo as diferentes situações em que ele pode ocorrer.

Atividade-2

No caso da Filosofia, o fato dela ter sido afastada da educação básica durante algum tempo, pode ter sido um fator de preconceito em relação a ela? Estas e outras questões podem favorecer a compreensão do preconceito de forma geral e do preconceito em relação à Filosofia especificamente. Para melhor contextualização, assista o vídeo  como a Apologia de Sócrates sendo  um bom exemplo para compreender a dimensão política da atividade filosófica e como a reação a ela.


Atividade- 3

Responda o Quizur sobre a Apologia de Sócrates até acertar todas as questões.

Atividade-4
A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
 aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
  •  é um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
  •  a dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
  •  é uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.

Atividade-5

A Grécia foi o berço da filosofia, destacando-se pela presença dos filósofos que pensaram o mundo em que viveram utilizando a ferramenta da razão. O período da história grega e o filósofo que afirmou que “só sei que nada sei” foram respectivamente o
  •  período clássico e Platão.
  •  período clássico e Sócrates.
  •  período helenístico e Platão.
  •  período pós-clássico e Sócrates.



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